Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

André Letria distinguido por revista norte-americana de ilustração

O ilustrador português André Letria foi distinguido este ano pela revista norte-americana 3x3, conhecida como a mais importante publicação internacional dedicada à ilustração contemporânea, com duas medalhas de prata, foi hoje anunciado.

André Letria distinguido por revista norte-americana de ilustração
Notícias ao Minuto

21:20 - 24/06/14 por Lusa

Cultura Publicações

A publicação 3x3 premeia anualmente, com um grande prémio, medalhas de ouro, prata e bronze, aqueles que considera os melhores ilustradores a nível internacional.

Este ano, de acordo com informação disponibilizada no site da publicação, André Letria conquistou duas medalhas de prata, nas categorias capa de livro (com "Mar") e ilustração de livros para a infância ("A Maior Flor do Mundo", de José Saramago).

Nascido em Lisboa, em 1973, André Letria dedica-se em exclusivo à ilustração desde 1992, em particular à ilustração para a infância, tendo publicado livros como "Versos de fazer ó-ó" e "Estrambólicos", com José Jorge Letria, e "Não quero usar óculos", com Carla Maia de Almeida.

Além de André Letria, a publicação distinguiu ainda outros ilustradores portugueses como André da Loba, Marta Monteiro (com uma medalha de mérito), Sara Cunha, Ana Lúcia Pinto, André Carrilho, João Vaz de Carvalho, Gonçalo Viana e João Fazenda, em categorias que vão do cartoon/banda desenhada à animação, passando pelo editorial, retratos e ilustração de livros para infância.

O grande prémio deste ano foi atribuído ao norte-americano Jeremy Holmes.

O trabalho de todos os premiados deverá ser publicado na edição de inverno da revista.

No ano passado, a revista já distinguiu três ilustradores portugueses André Carrilho (medalha de ouro, nas categorias de cartoon/banda desenhada, animação, editorial e retratos), João Fazenda (medalha de bronze, na categoria "livros") e André da Loba (medalha de ouro, na categoria "animação").

Recomendados para si

;
Campo obrigatório